
Ederson Lima
5 características das empresas resilientes

Desde o início de 2020 a resiliência se converteu no fator chave para a sobrevivência das empresas em decorrência dos desafios impostos pela pandemia do COVID-19.
Algumas empresas consultoras se preocuparam em estudar as qualidades que caracterizam as empresas resilientes que propiciam promover uma cultura adaptativa, implementar estratégias e superar desafios inesperados.
A seguir, compartilhamos as cinco características que os líderes organizacionais devem aplicar para construir uma maior resiliência em seus negócios
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preparação
As empresas resilientes realizam um planejamento, a curto e longo prazo, sobre as eventualidades, o que permite mudar de rota com maior facilidade, adaptando com mais facilidade às mudanças apresentadas.
Adaptabilidade
A flexibilidade e adaptabilidade foram os aspectos do capital humano mais valorizado pelas empresas resilientes, já que contar com colaboradores que tenham a capacidade de se adaptar a situações adversas e que sejam versáteis no desempenho de suas atividades laborais maximiza as probabilidades de sucesso diante de um futuro incerto.
Colaboração
A colaboração na empresa é uma das principais estratégias para manter uma empresa resiliente, já que o trabalho colaborativo acelera a tomada de decisões, reduz os níveis de risco e facilita o caminho à inovação.
Confiabilidade
As empresas resilientes se caracterizam por desenvolver ou fortalecer o vínculo com seus colaboradores, sustentadas na confiança e na comunicação. As PMEs que sobrevivem no mercado diante da pandemia têm êxito graças a liderança com transparência e empatia.
Responsabilidade
Os líderes das organizações resilientes assumiram a responsabilidade de alavancar suas empresas, mantendo a par os seus funcionários, fornecedores e a comunidade em geral, enquanto se mantém focados nos aspectos positivos.
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga em nossas redes sociais como o LinkedIn e o Facebook. Assim você poderá acompanhar todas os novos artigos de marketing e vendas.
Traduzido e adaptado de Impulsa Popular