• Ederson Lima

5 métricas indispensáveis para analisar sua campanha no Facebook ADs



Facebook se tornou a rede social predileta para gerenciar campanhas publicitárias. Apesar disso, para muitos pequenos e médios negócios ainda representa um desafio saber monitorá-las e identificar como otimizá-las para obter melhores resultados.

Para revisar de forma mais simples o bom funcionamento de sua campanha publicitária, é fundamental conhecer quais são as principais métricas de anúncios de Facebook e seus significados. Isso pode ser feito a partir do Ads Manager do Facebook, ferramenta que permite a criação anúncios e te possibilita filtrar a informação que deseja na busca de medir seu desempenho.


A seguir lhe compartilharemos cinco métricas que são indispensáveis para analisar o desempenho de sua campanha:


Custo por resultados: esta métrica te dará uma visão geral do que está sendo feito com sua campanha ou anúncio. Te indica quanto te custa cada call to action. Por exemplo, se deseja que o usuário ou os clientes potenciais se cadastrem em seu site, esta métrica te indicará quanto você está pagando por cada cadastro, pode ser 50 centavos ou mais de 2 dólares. Tenha em conta que entre mais consiga reduzir o custo por ação ou resultado, maiores benefícios terá em sua campanha ou anúncio.


Impressões: este é um indicador chave que mostra a quantidade de vezes que o anúncio foi visualizado, desta maneira pode diagnosticar os problemas com o alcance da campanha publicitária.

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Frequência: se você investe muito cada mês em anúncios no Facebook ou Instagram é necessário que controle esta métrica. Lhe indica a quantidade de vezes que um anúncio é visualizado por um usuário. Se a frequência é alta, indica que o usuário está ignorando os anúncios de sua marca e pode chegar a gerar incômodo no cliente potencial pela repetição do mesmo anúncio acarretando numa rejeição a sua marca.

A medida que aumenta a frequência, mais relevante se converte o anúncio, por isso é necessário renovar a campanha publicitária, criando um novo design, modificando a proposta de valor, entre outras estratégias para renovar a publicidade.


Custo por clique e taxa de cliques: o CPC ou custo por clique te indica o custo médio de um clique por anúncio a tua página web e o CTR ou taxa de cliques informa sobre a porcentagem de usuários que clicaram na tua página após ver o anúncio.

Neste sentido, se teu CPC é alto ou não está dando os resultados esperados, deve prestar atenção ao CTR, já que isso indica que teus anúncios não estão sendo atrativos para teu público-alvo e precisa modificar a oferta.


Retorno do investimento em publicidade ROAS: o retorno do investimento em publicidade total de compras na página se baseia no valor de todas as conversões que se registraram através do pixel do Facebook em sua página como resultado dos anúncios colocados.

O ROAS se calcula dividindo o valor de conversão de compras na página pelo capital investido na campanha de publicidade, esta métrica nos indicará que tão bom foi o anúncio publicitário.


E aí. Como está a sua campanha hoje?