• Ederson Lima

Aprenda a capturar mais clientes com a cadência de vendas



A captação de novos clientes é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras durante o processo de vendas devido aos obstáculos e a frequência exigida para manter contato com o cliente potencial.


Entretanto, a possibilidade de realizar um contato exitoso aumentam com o uso de diferentes canais de comunicação e a persistência da equipe de vendas para alcançar suas metas. Uma forma eficaz de trabalhar o funil de vendas com leads ou clientes qualificados é programar uma cadência para sua captação.


A cadência de vendas faz referência ao conjunto de atividades ou ações de vendas, que são planejadas estrategicamente com a finalidade de fazer contato eficiente com seus clientes potenciais.


Esta sequência de ações normalmente implica em chamadas telefônicas, programar interações nas redes sociais ou envio de email até conquistar o objetivo principal que é conseguir conversar com o cliente potencial e confirmar as possibilidades de que realize a compra para trabalhar no próximo nível que é programar uma reunião.


Para implementar a cadência de vendas é necessário que os membros da equipe de representantes desenvolvam três hábitos fundamentais para a captação de clientes:

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  • Criar uma programação diária para a captação de clientes

É fundamental que cada consultor de vendas reserve em sua agenda diária em média duas horas ao dia para a captação de clientes.

Para manter este hábito é importante disciplina e compromisso para que, diante de qualquer imprevisto, possa reprogramá-lo no decorrer do dia, mas nunca deixá-lo pendente.


  • Focar o discurso de vendas nas necessidades do cliente

Lembre que quando entrar em contato com um cliente, este normalmente não está esperando uma chamada, no que se converte em uma interrupção, por isso, uma maneira efetiva de reter atenção imediatamente é focar no discurso de vendas nas necessidades dele.

Por este motivo, é fundamental que cada consultor estude o possível cliente antes de entrar em contato e identificar seus interesses, problemas e necessidades.


  • Utilizar todos os canais de comunicação

Para aumentar as possibilidades de captar o cliente, é de vital importância utilizar todos os canais de comunicação que se tem a disposição; fazendo uso de múltiplos canais para conseguir uma melhor experiência.

Se a captação do cliente inicia com uma chamada telefônica, pode continuar com uma sequência de ações que implique em enviar um email ou interagir nas redes sociais até agendar uma reunião.


Ao adotar esses hábitos em sua equipe de vendas, promovendo a consistência e a disciplina como valores fundamentais, conquistará um processo de captação de clientes com maiores possibilidades de conversão.