• Ederson Lima

Elementos chave para elaborar um plano de fidelização de clientes



Com certeza você sabe a importância que é para seu negócio ter clientes fiéis a sua marca. Entretanto, dirigir esforços e recursos em ações que mantenham o nosso público-alvo satisfeito não é tarefa fácil.


Seguramente você já se encontra realizando algumas ações em seu negócio para reter a seu cliente. Mas sabe como elaborar corretamente um plano de fidelização? Pois hoje lhe compartilhamos os elementos-chave para elaborá-lo com sucesso.


Conheça o cliente

Para elaborar um bom plano de fidelização é imprescindível que conheça tudo sobre o cliente, realizando uma análise e segmentação do público-alvo levando em consideração:

  • Seu comportamento e o quê os motiva a comprar;

  • Suas necessidades;

  • O que valorizam do produto ou serviço que oferece sua empresa.


Criar uma base de dados

Um elemento essencial para concretizar seu plano de fidelização é otimizar sua base de dados com a informação atualizada sobre os clientes atuais e potenciais de seu negócio. Com essa base de dados iniciará a execução do seu programa de fidelização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elaborar um programa de fidelização

No momento de montar o programa de fidelização é essencial criar diferentes planos, com os quais pode aumentar as vendas de seu negócio enquanto conhece o hábito de consumo de seus clientes. Este programa de fidelização deve conter alguns dos seguintes elementos-chave:

  • Acumulação de pontos: Consiste em que o cliente acumule pontos pela compra realizada, seja através de um cartão ou um código, que seja aplicável como descontos para uma próxima compra ou outros benefícios.

  • Brinde: Consiste em oferecer ao cliente um brinde pela quantidade que compre um mesmo produto. De igual maneira, pode oferecer um presente a clientes antigos para premiar sua fidelidade à marca.

  • Ofertas e descontos: Por último, é importante destacar que precisa manter uma frequência na realização de cada uma das estratégias que fazem parte do programa de fidelização, já que a continuidade dará excelentes resultados a médio e longo prazo, tornando sustentável sua estratégia.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o LinkedIn e o Facebook. Assim você poderá acompanhar todas os novos artigos de marketing e vendas.




Traduzido e adaptado de Impulsa Popular