• Ederson Lima

Passos para criar uma estratégia de vendas de sucesso



Não é nenhum segredo que as vendas são um fator chave para o sucesso de todo negócio e alcançar esse objetivo tão desejado é imprescindível contar com uma boa estratégia de vendas, de acordo com o mercado e às necessidades da empresa.


Se você ainda não conta com uma estratégia de vendas, abaixo compartilharemos alguns passos básicos para que possa alcançar seus objetivos de vendas:


Avalie a situação

O primeiro passo é avaliar a situação atual do seu processo de vendas, identificando quais os elementos estão impactando de maneira positiva e negativa; quais obstáculos está encontrando; o que está lhe impedindo alcançar as metas de vendas.

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Defina um funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta que permite ilustrar o caminho do cliente até que seja concretizado a compra do produto. Basicamente é uma série de etapas pelas quais se consegue filtrar os clientes potenciais, representando um dos passos importantes na hora de criar uma estratégia de vendas.


Perfil do cliente em potencial

Um dos passos para poder definir não somente sua estratégia de vendas mas também o funil de vendas é determinar qual é o perfil do seu cliente potencial, este é um elemento chave que lhe ajudará a entender até onde deve dirigir os esforços em sua estratégia.


Estabeleça seu objetivo de vendas

Tenha objetivos claros e realistas sobre quanto quer vender para em seguida estruturar o conjunto de ações que lhe guiarão a cumprir seus objetivos. Uma das técnicas mais efetivas é o método S.M.A.R.T, para desenhar objetivos que sejam eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e com um prazo de Tempo para ser cumprido


Utilize um CRM

Logo que tenha todos os passos concluídos, automatize o seu processo de vendas através de um Customer Relationship Management (CRM), um software que lhe permitirá ter o controle do relacionamento com seus clientes. Dessa forma poderá fazer uma segmentação efetiva de seus clientes atuais e potenciais, capturando informações para em seguida utilizá-la de maneira efetiva em sua estratégia de vendas e marketing.


Avalie os resultados

É importante concluir este processo com a análise e avaliação dos resultados obtidos e identificar quais aspectos corrigir para melhorar a estratégia de vendas.